quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Educação x Professor


Como já dizia Tomas de Aquino “Existe naturalmente em todo homem o desejo de conhecer.”

A causa para a educação já vem de séculos de existência. Podemos considerar que o ensinamento é passado de geração em geração.


Mas para entendermos de educação vista aos dias atuais e relacionada à escola, olhemos para a maneira pela qual a tradição grega e romana se apoiava para passar adiante os ensinamentos às crianças, diga-se aos homens, pois mulheres não eram bem vindas ao clube, por assim dizer.

Hoje a educação é tida como alicerce para os países desenvolvidos, logo onde o estudo é levado a sério e com qualidade, ampliado-se o conhecimento aos cidadãos, teremos mais tecnologia e serviço a favor do país, e conseqüentemente uma maior renda e geração de riqueza. Frisa-se que quando passado de uma economia industrial para economia de serviço o país tem seu alto nível desenvolvimento econômico e social

Vemos todas as mazelas presentes em nossa sociedade é caracterizada pela falta de conhecimento de muitos, por uma educação básica precária e altamente ineficaz perante nossas crianças, que muito embora permaneçam mais de 10 anos na vida escolar saem semi-analfabetos ou analfabetos funcionais.

Em um país onde um motorista de prefeitura tem rendimentos superiores a um professor é para ficar abismado, consternado e indignado. O Ministério da Educação – MEC alude em sua propaganda para que você seja um professor, convidando-o para construir um Brasil mais desenvolvido, mais justo, com oportunidade para todos.

Esse chamamento sem dúvida é bem visto, entretanto atrelado a uma política mais sensata, coerente, e adotando critérios válidos para todas as esferas, onde dignifique, qualifique e moralmente dê respaldo ao profissional que é o professor.

Nenhum comentário: