terça-feira, 27 de outubro de 2009

O bem publico privado 4

PAC - Para Amigos e Compadres


Já mencionei aqui algumas vezes sobre o modo de compra, os trâmites legais, o processo envolvido em uma venda para o governo. O PAC esta a mais de 2 anos e já recebeu bilhões de reais (mais de 300) em investimentos, e essa dinheirama esta envolvida em vários projetos de infra-estrutura:

• Logística - desde ampliação de rodovias, ferrovias, aeroportos, portos;
• Energia - hidrelétricas, transmissão, petróleo e gás;
• Social – saneamento, habitação, recursos hídricos;

Todos que tem uma visão política sabe que é uma forma de visibilidade para marcar a administração Lulista, mas devemos lembra que todo o orçamento envolve verba pública, da qual tem quer ser administrada, controlada, divulgada e auditada.

O TCU – Tribunal de Contas da União está de olho, e recomendou a paralisação de 13, e as irregularidades podem chegar a R$ 1 bilhão, é pouco em vista ao total investido, mas é dinheiro dos contribuintes, é dinheiro desviado que poderia ser bem utilizado, mas a forma de fiscalização ainda é precária, tamanho o projeto é.

A Policia Federal também esta trabalhando, e em Cuiabá a operação Pacenas que envolve a empresa de saneamento da região teve contas auditadas pelo TCU onde encaminhou laudos para PF autuar mais de 22 pessoas nas anormalidade que chegam a mais de R$ 6 milhões.

A forma de política que esta sendo feita no PAC é grosseira, e como no PAN mais e mais dinheiro esta sendo desviado, e fica claro que os maiores envolvidos – políticos e apadrinhados que recomendam projetos para a região, ficam as escondidas, e quando são intimados a depor vira aquela velha história que já conhecemos.

Nenhum comentário: