quarta-feira, 15 de abril de 2009

O bem publico privado 1

Você cidadão comum deve saber que tudo no governo é uma tremenda burocracia, logo uma compra que deve ser realizada tem um processo longo para ser realmente efetivada, tendo o nome, deste processo, Licitação ou processo licitatório, onde pode ser dividido em modalidades distintas, como Concorrência, Convite, Tomada de Preços, Pregão, sendo determinada pelo valor a ser contratado e tipo de serviço/ produto a ser adquirido.

O governo é um dos principais compradores no mercado aberto, muitas empresas para se tornarem fornecedores, desse cliente potencial, passa por um peneira fina para objetivar sua venda. Em primeiro momento a organização tem que estar em dia com os seus tributos, ou seja, ter o nome limpo com o próprio cliente. Se você deve não obtém determinado tipo de certidão negativa de tributo, muito embora poderá conseguir fazendo tramites legais para liberação da mesma após um parcelamento de divida.

Sua empresa estando “zerada”, você pode entrar nesse nicho de mercado – vender para o governo. Pensa que é fácil? É, basta você acompanhar o cronograma estabelecido, atentar-se ao que se pede, pois tudo e qualquer passo estará previsto em Edital (tipo de um manual a ser seguido), e do qual contém premissas, obrigatoriedades e deveres.

A licitação é publica, todos tem acesso ao processo, solicitando vistas ao mesmo. A esfera publica - União, Estados, Municípios, compra desde alfinete, grampos, desinfetante a Aviões, Jatos, Embarcações. Os maiores valores estão na construção civil, que engloba a engenharia de trens, metros, pavimentação, construção de casas, hospitais, escolas.
Bem você já deve imaginar a cifra envolvida. Pense na Petrobrás, na Marinha, na Aeronáutica, no Exército com seus milhões a serem desembolsados.

Ah a política, ela esta envolvida em nossas vidas de qualquer forma, seja para o seu bem ou não.

continua...

Nenhum comentário: